Thiago de Niemeyer Matheus Loureiro (Doutor PPGAS/MN/UFRJ e Vriej Universiteit, CAPES)
Título da Tese: Genealogias, Herança e Pessoa Judaica no Suriname (Defesa: 23/3/2013) - PDF
Em meio à sua notável diversidade étnica, o Suriname abriga, hoje em dia, uma pequena comunidade judaica, que conta aproximadamente com 300 pessoas. Em sua grande maioria, tratam-se de descendentes de portugueses e espanhóis fugidos da inquisição, que encontraram na colônia inglesa (e posteriormente holandesa), maior liberdade religiosa e comercial. Há, ainda, descendentes de escravos convertidos ao judaísmo (os afro-judeus chegaram a ter sua própria sinagoga, até o começo do século XIX). Hoje em dia (sobretudo devido à emigração e ao interesse decrescente em atividades religiosas) judeus de todas as origens congregam na mesma sinagoga. A forma de localizar a “pessoa” judaica, nesse rico passado de ascendências diversas, é, em geral, a partir de genealogias e evidências materiais identificadas, primordialmente, nos cemitérios. O objetivo da pesquisa é descrever a forma como as genealogias são construídas e como são acionadas para localizar a pessoa no cotidiano judaico, assim como os diversos sítios de “importância histórica” são mencionados no sentido de animar histórias sobre famílias, ancestrais e a presença judaica no país de forma mais ampla.
Título da Tese: Genealogias, Herança e Pessoa Judaica no Suriname (Defesa: 23/3/2013) - PDF
Em meio à sua notável diversidade étnica, o Suriname abriga, hoje em dia, uma pequena comunidade judaica, que conta aproximadamente com 300 pessoas. Em sua grande maioria, tratam-se de descendentes de portugueses e espanhóis fugidos da inquisição, que encontraram na colônia inglesa (e posteriormente holandesa), maior liberdade religiosa e comercial. Há, ainda, descendentes de escravos convertidos ao judaísmo (os afro-judeus chegaram a ter sua própria sinagoga, até o começo do século XIX). Hoje em dia (sobretudo devido à emigração e ao interesse decrescente em atividades religiosas) judeus de todas as origens congregam na mesma sinagoga. A forma de localizar a “pessoa” judaica, nesse rico passado de ascendências diversas, é, em geral, a partir de genealogias e evidências materiais identificadas, primordialmente, nos cemitérios. O objetivo da pesquisa é descrever a forma como as genealogias são construídas e como são acionadas para localizar a pessoa no cotidiano judaico, assim como os diversos sítios de “importância histórica” são mencionados no sentido de animar histórias sobre famílias, ancestrais e a presença judaica no país de forma mais ampla.
Marcelo Moura Mello (Doutor PPGAS/MN/UFRJ)
Título da Tese: Devoções Manifestas: religião, pureza e cura em um templo hindu a Deusa Kali (Berbice, Guiana)
(Defesa: 25/2/2014) - PDF
A pesquisa explora as práticas e os rituais associados ao culto à deusa Kali no templo de Blairmont, Guiana. Essa tradição religiosa envolve a "manifestação" de divindades (ou "possessão"), o sacrifício de animais e práticas de cura contra malefícios. Apesar de comumente associado aos indo-guianenses e ao hinduísmo, o culto a Kali é considerado como algo específico aos Madrasis, do sul da Índia, além de ser perpassado pela "feitiçaria", por crenças em espíritos malignos (jumbies) e por agências associadas a vários grupos. Propõe-se seguir as associações traçadas pelos próprios sujeitos e investigar quais são as relações que se manifestam no universo de Kali, sem pressupor que elas sejam meras derivações da etnicidade ou da religião.
Título da Tese: Devoções Manifestas: religião, pureza e cura em um templo hindu a Deusa Kali (Berbice, Guiana)
(Defesa: 25/2/2014) - PDF
A pesquisa explora as práticas e os rituais associados ao culto à deusa Kali no templo de Blairmont, Guiana. Essa tradição religiosa envolve a "manifestação" de divindades (ou "possessão"), o sacrifício de animais e práticas de cura contra malefícios. Apesar de comumente associado aos indo-guianenses e ao hinduísmo, o culto a Kali é considerado como algo específico aos Madrasis, do sul da Índia, além de ser perpassado pela "feitiçaria", por crenças em espíritos malignos (jumbies) e por agências associadas a vários grupos. Propõe-se seguir as associações traçadas pelos próprios sujeitos e investigar quais são as relações que se manifestam no universo de Kali, sem pressupor que elas sejam meras derivações da etnicidade ou da religião.
Magdalena Sophia Ribeiro de Toledo (Doutor PPGAS/MN/UFRJ)
Título da Tese: Marronismos, bricolagens e canibalismos: percursos de artistas e apropriações de Aimé Césaire na Martinica contemporânea (Defesa: 28/2/2014) - PDF
Os percursos de artistas martinicanos (artistas plásticos, atores, diretores de teatro), cujas obras ou trajetórias artísticas são afetadas por Aimé Césaire (1913-2008) – poeta, ensaísta, dramaturgo e político martinicano que foi um dos fundadores, nos anos 30, do movimento literário da negritude – são o ponto de partida deste trabalho. Aimé Césaire foi o político mais importante da Martinica pós-departamentalização e, na ilha, é seu autor mais conhecido. Autor de uma obra em que a crítica anticolonialista é acompanhada pela valorização do legado africano na constituição da cultura martinicana, os versos, trechos de peças e textos políticos de Aimé Césaire constituem o elemento predominante em muitas das criações e reflexões estéticas destes artistas. No caso dos artistas pesquisados, esta influência se insere em um contexto em que a arte parece ser, ao mesmo tempo, um meio de autoconhecimento que passa pela compreensão, formulação e expressão de uma “caribeanidade” ou da “consciência de ser negro”, inclusive enquanto resistência cultural às formas estéticas europeias, dominantes até a implementação da política cultural elaborada por Césaire nos anos 70, que foi fundamental para a formação de uma identidade cultural martinicana. Assim, seguindo o percurso sugerido pelos próprios artistas através de suas obras, busco compreender de que modo estes resolveram “fazer cultura martinicana” através de artefatos e como o próprio Aimé Césaire aparece como artefato simbolicamente relevante neste processo, bem como, através da elaboração destes artefatos e performances, estes se constituem, ao mesmo tempo, como “martinicanos” e “artistas”.
Título da Tese: Marronismos, bricolagens e canibalismos: percursos de artistas e apropriações de Aimé Césaire na Martinica contemporânea (Defesa: 28/2/2014) - PDF
Os percursos de artistas martinicanos (artistas plásticos, atores, diretores de teatro), cujas obras ou trajetórias artísticas são afetadas por Aimé Césaire (1913-2008) – poeta, ensaísta, dramaturgo e político martinicano que foi um dos fundadores, nos anos 30, do movimento literário da negritude – são o ponto de partida deste trabalho. Aimé Césaire foi o político mais importante da Martinica pós-departamentalização e, na ilha, é seu autor mais conhecido. Autor de uma obra em que a crítica anticolonialista é acompanhada pela valorização do legado africano na constituição da cultura martinicana, os versos, trechos de peças e textos políticos de Aimé Césaire constituem o elemento predominante em muitas das criações e reflexões estéticas destes artistas. No caso dos artistas pesquisados, esta influência se insere em um contexto em que a arte parece ser, ao mesmo tempo, um meio de autoconhecimento que passa pela compreensão, formulação e expressão de uma “caribeanidade” ou da “consciência de ser negro”, inclusive enquanto resistência cultural às formas estéticas europeias, dominantes até a implementação da política cultural elaborada por Césaire nos anos 70, que foi fundamental para a formação de uma identidade cultural martinicana. Assim, seguindo o percurso sugerido pelos próprios artistas através de suas obras, busco compreender de que modo estes resolveram “fazer cultura martinicana” através de artefatos e como o próprio Aimé Césaire aparece como artefato simbolicamente relevante neste processo, bem como, através da elaboração destes artefatos e performances, estes se constituem, ao mesmo tempo, como “martinicanos” e “artistas”.
Alline Torres Dias da Cruz (Doutor PPGAS/MN/UFRJ)
Sobre dons, pessoas, espíritos e suas moradas (Defesa: 31/3/2014) - PDF
A tese versa sobre a manutenção ritual cotidiana dos mistérios, espíritos que pertencem aos panteões do vodu, por imigrantes da República Dominicana, chamados de pessoas que têm os mistérios, que vivem em Porto Rico. O material etnográfico realça os mistérios como uma espécie de herança familiar em circulação. Pessoas e mistérios descrevem as experiências multifacetadas e densas entre eles com categorias como dom, atender, trabalhar, pagar,
corpo e consumo. Deixando-se conduzir pela trama relacional que essas categorias informam, a tese tem como objetivo inicial demonstrar a maneira singular como a noção de pessoa é compreendida pelos interlocutores, vivos e mortos, que tomam parte nesta etnografia. O segundo objetivo é discutir os modos de atenção ritual enquanto formas de troca que produzem dependência recíproca e trabalho entre os dominicanos e seus espíritos, a partir da manipulação de substâncias e objetos cuja importância reside em seus efeitos sensíveis. Tomando as práticas de sensibilização dos mistérios como técnica ritual fundamental, o terceiro objetivo é discutir como certa materialidade – artefatos, imagens e substâncias – é interiorizada nas casas, visando-se à recriação de certas paisagens de lembrança para os mistérios, que assim as habitam; bem como manipulada nos ambientes domésticos como dispositivos de afastamento de tantos outros.
Rogério Brittes Wanderley Pires (Doutor PPGAS/MN/UFRJ)
A Masa Gadu Konde: Morte, Espíritos e Rituais Funerários em uma Aldeia Saramaka Cristã - PDF
A Masa Gadu Konde: Morte, Espíritos e Rituais Funerários em uma Aldeia Saramaka Cristã - PDF
Laboratório de Antropologia e História
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