LAH | PPGAS | Museu Nacional | UFRJ
  • LAH|PPGAS|MN|UFRJ
  • Sobre | About
    • Sobre | About LAH
    • Conexões | Connections
    • Contato | Contact
  • Coletivo | People
  • Atividades | Activities
    • Próximas | Coming Events
    • Recentes | Past Events
    • Arquivo | Archive
  • Pesquisa | Research
    • Projetos Coletivos | Collaborative Research >
      • ​Entre a Plantation e o Plantationceno - teorias etnográficas sobre os refúgios e as rotas de fuga
      • Corpos em movimento: perspectivas etnográficas sobre transformações sociais
      • Artefatos de Memória e Memórias de Artefatos
      • The Second Slavery
      • Etnografias da Materialidade e da Transformação no Caribe e Guianas
  • Recursos | Resources
    • Publicações | Publications
    • Teses | Dissertations
    • Iconografia | Iconography
    • ArcAH >
      • Coleção Renato Jardim Moreira
  • Noticias | News
  • LAH|PPGAS|MN|UFRJ
  • Sobre | About
    • Sobre | About LAH
    • Conexões | Connections
    • Contato | Contact
  • Coletivo | People
  • Atividades | Activities
    • Próximas | Coming Events
    • Recentes | Past Events
    • Arquivo | Archive
  • Pesquisa | Research
    • Projetos Coletivos | Collaborative Research >
      • ​Entre a Plantation e o Plantationceno - teorias etnográficas sobre os refúgios e as rotas de fuga
      • Corpos em movimento: perspectivas etnográficas sobre transformações sociais
      • Artefatos de Memória e Memórias de Artefatos
      • The Second Slavery
      • Etnografias da Materialidade e da Transformação no Caribe e Guianas
  • Recursos | Resources
    • Publicações | Publications
    • Teses | Dissertations
    • Iconografia | Iconography
    • ArcAH >
      • Coleção Renato Jardim Moreira
  • Noticias | News
Corpos em Movimento: Perspectivas Etnográficas sobre a Transformação Social
O projeto Corpos em Movimento: Perspectivas Etnográficas sobre a Transformação Social (2018-2022) concentrou sua atenção em temas como corpo e movimento/transformação. Trata-se de um projeto coletivo, em torno do qual se articulam subprojetos de pesquisa realizados por alunos de pós-graduação do PPGAS/MN. Seu objetivo foi explorar ferramentas analíticas para compreender diferentes articulações entre modos de fabricação de corpos e lugares a partir de seus efeitos em processos de transformação social. Com base nos subprojetos realizados em parte no Brasil, Suriname, Guiana, República Dominicana, Jamaica, Cuba e África do Sul, o projeto propõe confrontar dados e experimentos analíticos.  
  • Coletivo
  • Financiamento
  • Bolsas Especiais 
  • Pesquisas premiadas
<
>
Coordenação: Olívia Maria Gomes da Cunha
Apoio Técnico: Carlos Gomes Castro [Bolsa de Apoio Técnico - CNPq/Edital Universal 2018/2020] e Laura Lobato-Baars
Pesquisadores: Aline Maia Nascimento; Antônia Gabriela Pereira de Araújo; Eduardo Freitas; Felipe Moretti; Fernando Viera de Freitas; Helena Monahan; ​João Alípio da Cunha; ​Juliane Nunes; Laura Lobato-Baars; ​Marcela Andrade; Rogério Louvain Viana Filho; Safira Reink Silva; Victor Miguel Castillo de Macedo.
Colaboradores: António Tobón Restrepo
FAPERJ (2018-2022)
CNE 2018 - Projetos de Bancada (BBP) - "​Corpos em movimento: perspectivas etnográficas sobre transformações sociais".
​

CNPq (2018-2020)
​Edital Universal 2018 - "​Corpos em movimento: perspectivas etnográficas
2018 - Whiteford Graduate Student Award da ​Society for Latin American and Caribbean Anthropology (SLACA) (Victor Castilho de Macedo)
2018 - Tinker Visiting Professor, Department of Anthropology, University of Chicago (Olivia Cunha)
​2019 - Visiting-scholar, Research Center for Material Culture, Volkenkunden Museum, Leiden (Olivia Cunha)
2020 - Mark Claster Mamolen Dissertation Workshop on Afro-Latin American Studies, Hutchins Center for African & ALARI, Harvard University (Antonia Gabriela Araújo)
2021 - Bolsa de pesquisa em acervos bibliográficos no 
Instituto Ibero-Americano, Berlin (Marcela Lucena)
2022 - Visiting-Scholar, Hutchins Center for African & ALARI, Harvard University (Antonia Gabriela Araújo)
2022 - Bolsa de participação, paper Selecionado para a 
Conferência Intercontinental de Estudos Afrolatino-Americanos.Hutchins Center for African & ALARI, Harvard University (Juliane Nunes)
2022 - Prêmio Juan Bosh al Pensamiento Critico en República Dominicana y el Caribe - CLACSO (Victor Castilho de Macedo) 
Antonia G. P. de Araújo, egressa do PPGAS/MN/UFRJ (2021) foi selecionada como pesquisadora-visitante para o Hutchins Center for African & ALARI, Harvard University, a partir do segundo semestre de 2022.
 
Victor Miguel Castillo de Macedo, egresso do PPGAS/MN/UFRJ (2021) teve seu projeto de pós-doutorado aprovado pela FAPESP. "Espaço e Revolução na cidade de Santo Domingo: Cronotopos da Guerra de 1965" a ser desenvolvido na USP sob a supervisão de José Gonçalves.
 
​​Projeto A criação de mundos-tempos a partir dos rituais afro-cubanos: tecnologias sonoras e visualidades Abakuás da doutoranda Francisca Marcela Andrade Lucena (PPGAS/MN/UFRJ) foi selecionado pelo Instituto Ibero-Americano (IAI), para residência de pesquisa no IAI em Berlim em dezembro de 2021. https://www.iai.spk-berlin.de/es/becas.html
 
Antonia G. P. de Araújo no 2020 Mark Claster Mamolen Dissertation Workshop on Afro-Latin American Studies. O paper da aluna Antonia Gabriela P. de Araújo, intitulado “Corpos raçudos. Corpos femininos negros e a produção de músculos entre boxeadoras no Rio de Janeiro, Brasil”, foi selecionado para a turma de 2020 do Mark Claster Mamolen Dissertation Workshop on Afro-Latin American Studies (Hutchins Center for African & ALARI, Harvard University) realizado em maio de 2020.https://alari.fas.harvard.edu/people/antonia-gabriela-pereira-de-araujo?admin_panel=1
 
Victor Miguel Castillo de Macedo - paper intitulado "Velas y Velones: sobre estética y materialidad entre catolicismo y vodú en la República Dominicana", recebeu o Whiteford Graduate Student Award da ​Society for Latin American and Caribbean Anthropology (SLACA) - Santo Domingo, 2019.
https://www.facebook.com/173822902706511/photos/a.435353213220144/2230318537056927/?type=3&theater

Picture

Publicações

Lançamento da coletânea intitulada Espírito das coisas: etnografias da materialidade e da transformação, organizada por Olivia Maria Gomes da Cunha e Carlos Gomes de Castro.  Projeto selecionado pelo Edital 2020, reúne pesquisas realizadas ao longo do projeto coletivo Etnografias da Materialidade e da Transformação apoiada pelo CNPq, FAPERJ e CAPES. 
Lançamento do documentário Um Homem de Marte com fragmentos de entrevistas com o antropólogo realizadas por Moacir Palmeira, Dale Tomich e Olivia Cunha em maio de 2009 no Rio de Janeiro. O documentário é  dirigido por Carolina Magalhães e Olivia Cunha  e contou com recursos da FAPERJ (Edital CNE 2018).

Intervenções

16 agosto 2018 "A Discriminalização da cannabis e o Rastafari", Horizonte ao Sul [Fernando Vieira Freitas]
Setembro de 2020 "Surinamese artist, Marcel Pinas, on his roots, his work, and his community", CLACS|University of Chicago [Olivia Cunha]
30 de julho de 2020, ​"O último ciclo nacional? Mergulho entre as ruínas da “Comuna de Canudos”, Máquina Crítica Antropologia [Felipe Moretti]
Vertical Divider

  • Pesquisa 
  • Em andamento
  • Concluída
<
>
Picture
​“I-tal Foods and Rasta bodies: práticas alimentares e a construção do corpo Rastafári entre os Bobo Shanti em Bobo Hill, Jamaica”(Doutorado, PPGAS/MN/UFRJ, CNPQ), Fernando Viera de Freitas (Defesa prevista: 28/2/23)
 
“Luto(a)s, memórias e justiça no ativismo contra a violência letal na metrópole do Rio de Janeiro” (Doutorado, PPGAS/MN/UFRJ, CNPQ), Aline Maia Nascimento (Defesa prevista: 28/2/24)
 
“Mascaradas no palco: um estudo sobre o Kambara’anga nas peças teatrais e num espetáculo de dança contemporânea” (Doutorado, PPGAS/MN/UFRJ, CAPES), João Alípio Cunha (Defesa prevista: 28/2/24)
 
“Paisagens sonoras afrolatinas e caribenhas: notas, aberturas e transformações” (Doutorado, PPGAS/MN/UFRJ, CAPES), Francisca Marcela Andrade Lucena (Defesa prevista: 28/2/24)
 
“Audiovisual Maroon: existir como insurgência no Suriname” (Mestrado, PPGAS/MN/UFRJ - Início: Abril 2022), Helena Monahan 
 
“Movimento e conformações do cristianismo espiritualista (faithism) na Guiana” (Doutorado, PPGAS/MN/UFRJ - Início: Abril 2022), Rogério Louvain Viana Filho
 
“Com quem fala Orula? O debate sobre iniciação feminina na Adivinhação Ifá em Cuba” (Doutorado, PPGAS/MN/UFRJ -Início: Abril 2022), Juliane Oliveira Nunes
​“Quintais de Morro Agudo: os moradores e suas moradas” (Mestrado, PPGAS/MN/UFRJ), Safira Karina Reink Silva. (Defesa: 16/12/2019)
 
“Fabricaciones Vitales. Uma etnografia circunstancial de transformaciones Mapuche al redor del rio Maule.” (Doutorado, PPGAS/MN/UFRJ, CAPES(, António Tobón Restrepo (Defesa: 25/2/2020)
 
“Raçudas. Sobre criar forças, corpos e performances entre mulheres negras boxeadoras no Rio de Janeiro – Brasil.” (Doutorado, PPGAS/MN/UFRJ, CNPQ), Antônia Gabriela Pereira de Araújo  (Defesa: 25/3/2021)
 
“As multiplicidades dos Héroes de abril: tempos, historicidades e modos de fazer ex-combatentes da revolução de 1965 na República Dominicana” (Doutorado, PPGAS/MN/UFRJ), Victor Miguel Castillo de Macedo (Defesa: 18/4/2021)
 
“Meu Massambique, Meu Reinado: Louvor a Nossa Senhora do Rosário, em Oliveira, MG” (Mestrado, PPGAS/MN/UFRJ), Eduardo Freitas (Defesa: 16/8/2021)
 
“Fragmentos do Caldeirão (1926-1936): repressão, temporalidade e ruína na história de uma comunidade milenarista”(Mestrado, PPGAS/MN/UFRJ, FAPERJ NOTA 10), Felipe Coimbra Moretti (Defesa: 23/1/22) 
 
“Free African Villages: Espaços e agência no Pós-Emancipação na Guiana Britânica ​
(Mestrado, PPGAS/MN/UFRJ, CAPES), Rogério Louvain Viana Filho (Defesa: 25/1/22) 
 
“De Madalena para Madalenas: o fazer político-estético nas configurações de rede entre artivistas do Teatro das Oprimidas” (Mestrado, PPGAS/MN/UFRJ, CAPES), Juliane Oliveira Nunes (Defesa: 28/1/22)
 
“O Gam Afrikaans do Western Cape, África do Sul: histórias, transformações e teorizações sobre um idioma”(Mestrado, PPGAS/MN/UFRJ, CAPES), Laura Lobato-Baars (Defesa: 28/2/22)

“Audiovisual Compósito: mapeando redes e histórias nos filmes feitos por Maroons Ndyukas” (Mestrado, PPGA/UFF, CAPES), Helena Monahan (Defesa: 13/4/22)
  • Atividades
  • Seminários
  • Fe.LAH
  • Publicações
<
>
Picture
MATERIALIDADES E AGÊNCIAS NA AMÉRICA LATINA E NO CARIBE NEGROS
MATERIALIDADES E AGÊNCIAS NA AMÉRICA LATINA E NO CARIBE NEGROS, GT NO ÂMBITO DA REUNIÃO DE ANTROPOLOGIA DO MERCOSUL 2019, ORGANIZADO POR JOÃO ALÍPIO CUNHA, ALLINE TORRES E MAGDALENA TOLEDO
​
Para maiores informações, clique aqui
LACS(UFMG) + LAH: África, Caribe e Alhures 2020
Adiado devido à pandemia
Oficina de escrita com carlos gomes de castro
Seminários de Antropologia e História
27 DE MARÇO de 2019, 13:00h

ATUALIZAÇÕES E CORPORIFICAÇÕES DO CRISTIANISMO NA ANTROPOLOGIA E NO ALTO SURINAME
ROGÉRIO BRITTES W. PIRES (UFMG)

DEUS E OUTROS PARENTES INVISÍVEIS EM OLD BANK (BOCAS DEL TORO, PANAMÁ)
CLÁUDIA FIORETTI BONGIANINO (LAH/MN/UFRJ)
Resumos:

​Atualizações e corporificações do cristianismo na antropologia e no Alto Suriname

Rogério Brittes W. Pires (UFMG)

Ao longo da história das ciências da religião, o cristianismo serviu – ou, mais especificamente, certas atualizações pós-reforma e pós-iluministas do cristianismo serviram – enquanto modelo comparativo implícito que guia o que se entende por religião. Por outro lado, justamente por seu suposto baixo grau de alteridade, foi um objeto de estudo relativamente negligenciado durante a maior parte da história da antropologia. Há algumas décadas, porém, a antropologia tem percebido não apenas a relevância de se estudar o cristianismo, mas também as potencialidades comparativas de um fenômeno religioso tão múltiplo. Assim, uma subárea disciplinar – a antropologia do cristianismo – tem se consolidado como espaço de descrição e comparação. Voltando nossa atenção para as relações entre essa bibliografia e alguns de seus antecedentes – sobretudo em contextos africanos e afro-americanos – percebemos um complexo jogo de arranjos e tensões entre ênfases em rupturas e ênfases em continuidades. A fim de pensar esse incontornável e repetitivo tema, experimentarei instrumentalizar algumas modalidades de relação entre o cristianismo e fenômenos afro-amazônicos – qual observados em campo entre os Saamaka do Alto Suriname – para repensar rupturas e continuidades enquanto modos de ocultamento e exibição de aspectos cruciais de modos de vida compostos.


Coexistências invisíveis: noções de corpo e pessoa entre mulheres cristãs da vila afro-caribenha de Old Bank, Panamá

Claudia F. Bongianino

Na vila de Old Bank (localizada na costa atlântica do Panamá), experiências e narrativas sobre parentes, espíritos e bruxos interagem com duas doutrinas cristãs (metodista e adventista), as duas presentes na vila há mais de cem anos e ambas vinculadas ao mesmo processo histórico pelo qual os ancestrais afro-caribenhos da população local chegaram a Old Bank. Com base em pesquisa etnográfica de 14 meses, investigo a maneira como mulheres negras batizadas em uma das duas igrejas cristãs locais se relacionam com deus: este ser que, embora invisível, está fortemente presente na vida delas, inclusive em seus corpos, e cuja presença pode ser potencializada através do que elas denominam de “toque do espírito-santo”. Ao se aproximarem a deus, essas mulheres produzem uma mudança intencional em suas vidas, transformando a maneira como se relacionam com espíritos, bruxos e parentes - seres cuja presença também é intensa na vida e nos corpos delas. Nesse contexto, reflete-se sobre os conceitos nativos de pessoa e de corpo (femininos, cristãos, caribenhos e negros), investigando como a coexistência que se manifesta em Old Bank entre agências não/humanas i/materias in/visíveis contribui para o debate antropológico sobre parentesco e religião.
15 de Abril de 2019, 13:00h

​Materialidades vodu entre ciência e arte: as experiências do Bureau d'Ethnologie e do Centre d'Art no Haiti

Júlia Goyatá (doutora, USP)
Picture
​Nos anos 1940 foram criadas no Haiti duas instituições que, agregando os campos da museologia, da educação e da produção científica, procuraram fornecer ao país uma cultura tradutível em objetos, formas e imagens. O Bureau d’Ethnologie, inaugurado em 1941, se propunha a ser um centro de pesquisas para a formação de antropólogos ao mesmo tempo que um museu etnográfico para a preservação do patrimônio dito popular e folclórico do país. Já o Centre d'Art, estabelecido em 1944, tinha a intenção de ser um espaço para a formação de artistas plásticos haitianos e uma galeria para a recepção de trabalhos artísticos de dentro e de fora do Haiti.
Proponho descrever o nascimento e os primeiros anos de atividades dessas instituições, atentando especialmente para os projetos museológicos de ambas. Por meio deles é possível acompanhar como nesse período opera-se uma transição com relação ao tratamento das materialidades vodu, que, antes demonizadas, passam a ser valorizadas e compreendidas em uma oscilação instável e constante entre os campos de interesse das ciências e das artes. Argumento ainda que a recuperação desse momento da história haitiana é especialmente interessante, pois é quando ocorre, no seio dessas mesmas instituições, uma intensa troca entre cientistas e artistas haitianos e estrangeiros. Assim, a emergência das materialidades vodu - e a concepção de espaços dedicados à colecioná-las, figurá-las e pensá-las -, está diretamente relacionada à construção de um Haiti interessante aos olhos estrangeiros.
19 de outubro DE 2021, 11:00H

Paisagens da Segunda Escravidao: tempo e
Dale Tomich (Binghamton University)
Mediação: Rogério Viana (LAH/PPGAS/MN/UFRJ)
Comentários: Felipe Moretti (LAH/PPGAS/MN/UFRJ) e Rogério Viana
Evento online. Inscreva-se aqui: https://bit.ly/3aiOxGv
​

Essa apresentação examina um conjunto de recursos visuais no intento de reconstruir as paisagens das plantações de algodão do vale do baixo Mississipi e das plantações açucareiras em Cuba na primeira parte do século XIX. À época, essas duas regiões consistiam em novas fronteiras de commodities onde terra e trabalho escravizado eram reestruturados para atender às demandas de uma economia mundial em processo de industrialização. A paisagem da plantation é uma interface entre natureza e produção escravista. Ela consiste em uma ferramenta importante, mas negligenciada, para analisar e interpretar as relações sociais e materiais da plantation escravista. As paisagens da plantation são formadas por uma interseção entre meio ambiente, condições materiais de produção de cada cultivo, relações sociais da escravidão, e demanda do produto pelo mercado mundial. A escala de operações, o tamanho e a distribuição das lavouras, sua localização em relação às unidades de processamento e armazenamento – além dos meios pelos quais trabalho e material circulavam através do espaço da plantation – formavam uma distinta economia do espaço e do tempo que governava as atividades laborais dos trabalhadores escravizados. Quanto produto tinha que ser processado? Para quão longe esse material deveria ser deslocado? Quanto tempo isso levava? O que era necessário para integrar essas várias atividades? Dentro de um determinado enquadramento espaço-temporal, plantadores determinavam estratégias para organizar terra e trabalho de modo a maximizar a produção. Por conseguinte, cada regime de plantation forma um complexo histórico-geográfico específico, e sua paisagem fornece um registro dos processos que os forma. Dessa perspectiva, a plantation é uma matriz flexível e dinâmica de processos sociais e materiais. Um exame de suas paisagens nos permite analisar e interpretar as condições materiais e sociais do trabalho e da vida social escravista, bem como a inter-relação entre práticas materiais, sociais, e culturais que conformam a plantation e seu regime de escravidão.
Felah 2018
Descrição
Local: CBAE (Avenida Rui Barbosa 762, Flamengo. Rio de Janeiro - RJ - Brasil)
​
​Os elos perdidos de Sikán: delineando agências e conhecimento nas relações femininas com Abakuá afro-cubano.
Marcela Andrade
Debatedores: Mariana Renou (a confirmar) e Antonio Tobón

Criar forças. Pessoas, corpos crudos e modos de fabricar vida de pugilistas em Havana e no Rio de Janeiro.
Antônia Gabriela P. de Araújo
Debatedores: Fernando Freitas e Aline Torres

De Winnie Mandela à Baixada Fluminense: tribunais populares como estratégia de reagir à morte e confeccionar mundos habitáveis.
A
line Maia Nascimento
Debatedores: João Alipio Cunha e Mariana Renou (a confirmar)

A Ital Livity e as políticas da corporalidade Rastafári na Jamaica. 
Fernando Freitas
Debatedores: João Alipio Cunha e Antônia Gabriela

As crianças Aluku: noções de pessoa e produção de conhecimento em aldeias marrons na Guiana Francesa.
William Conceição
Debatedores: Aline Torres (a confirmar) e Thiago Niemeyer

Asociar(se).
Antônio Tobón
Debatedores: Marcela Andrade e Aline Maia
Avaliadas por pares
Araújo, Antonia Gabriela

2019 "Corpos Crudos: boxeadoras negras em Cuba e no Brasil". Transition, n. 127, 2019, Afro-Latin America Rising, Indiana University Press. P. 34-42. 

Castillo de Macedo, Victor Miguel

2019. "Velas e Velones: estética e materialidade entre Catolicismo e Vodu na República Dominicana." In: Ricki, J. e Ahlert, M. (Orgs), CAMPOS UFPR Revista de Antropologia, ISSN 1519-5538. 

2020. "As pontes de florestas e madeiras: Reflexões a partir de um campo com engenheiros florestais moçambicanos e brasileiros." Mediações, Londrina, 25(1):44-63.

Cunha, João Alípio

2022. "
Gestos e posturas: dançando com os espíritos." Religião e Sociedade, vol. 41, n. 3. 

2019. "A arte do “acolhimento”: novas perspectivas sobre a salvaguarda do jongo." Cadernos do Lepaarq. Universidade Federal de Pelotas. V. 16, N. 31 
 
​2018. "Em busca de um espaço: a linguagem gestual no candomblé - À memória de Marlene de Oliveira Cunha." Cadernos De Campo (São Paulo 1991), 26(1), 15-41. 

Cunha, Olívia Gomes da

2022 [Prelo] Cunha, Olivia Maria Gomes da. "Displacing 
Wij Slaven van Suriname: other collateral effects". Small Axe, Special Issue "Other Dutch Radicals",organizado por Wayne Modest.
 
2022 [prelo] Cunha, Olivia Maria Gomes da. "Navegar no arquivo da ciência"."Dossiê Acervos e antropologia", organizado por Peixoto, Fernanda; Christiano Tambascia & Gustavo Rossi. 
Revista da Biblioteca Mindlin. USP

2021a. Cunha, Olivia Maria Gomes da. "Clay and Earth: making balls and persons". HAU: Journal of Ethnographic Theory 11(1):174-190.
 
2021b. Cunha, Olivia Maria Gomes da. "Are the things really burnt?". HAU: Journal of Ethnographic Theory 11(1): 291-298.
 
2020a. Cunha, Olivia Maria Gomes da. The Things of Others: Ethnographies, Histories, and Other Artifacts. Leiden & Boston: Brill.
 
2020b. Cunha, Olivia Maria Gomes da. "Vivendo em mundos saturados de várias presenças". Etnográfica, 24(2):401-425.
 
2020c. Cunha, Olivia Maria Gomes da. "Introdução: entre a variação e o descontínuo". Etnográfica, 24(2): 341-349.
 
2020d. Cunha, Olivia Maria Gomes da. (org.) "Dossiê Etnografias da materialidade e da transformação no Caribe". Etnográfica, Lisboa 24(2).
 
2019. Cunha, Olivia Maria Gomes da. "Escrevendo e Criando a Diferença: Os Maroon Ndyuka e os usos da arte no Cottica (Suriname)." The Journal of Latin American and Caribbean Anthropology, 24: 787-804.
 
2018a. Cunha, Olivia Maria Gomes da. “In their places: Cottica Ndyuka in Moengo". In Collins, John & McGranahan, Carole (orgs.) Ethnographies of U.S. Empire. Durham: Duke University Press, p.173-193.
 
2018b. Cunha, Olivia Maria Gomes da. “Making Things for Living, and Living a Life with Things”. In Crichlow, Michaeline; Patricia Northover & Juan Giusti-Cordero (orgs.) Race and Rurality in the Global Economy. Albany: SUNY University Press, p.93-124.
 
2018c. Cunha, Olivia Maria Gomes da. (org.) Maroon Cosmopolitics: personhood, criativity, and incorporation. Leiden & Boston: Brill.
 
2018e. Cunha, Olivia Maria Gomes da. “Self-fashioning and visualization among the Cottica Ndyuka.” In Cunha, Olivia M. Gomes da. (org.) Maroon Cosmopolitics: personhood, creativity and incorporation. Leiden & Boston Leiden & Boston: Brill, p.268-306.
 
2018f. Cunha, Olivia Maria Gomes da. "Exploring Maroon Worlds on the Move" In Cunha, Olivia M. Gomes da. (org.) Maroon Cosmopolitics: personhood, creativity and incorporation. Leiden & Boston Leiden & Boston: Brill, p.1-34.

Freitas, Fernando V.

[co-autor] BOREL, M. B. M. Afinidades revolucionárias: nossas estrelas vermelhas e negras. Por uma solidariedade entre marxistas e libertários. CRÍTICA MARXISTA, SÃO PAULO, Unicamp, v. 47, p. 205-208, 2018. 

"Uma perspectiva contemporânea sobre o movimento Rastafári". RELIGIÃO E SOCIEDADE, v. 38, p. 2, 2018. 

Lucena, Marcela

2018. "Um encontro com o Bloco APAFunk: uma temporada de batuque, uma temporada de experiências". PROA: Revista de Antropologia e Arte. v.2, p.262, 2018 

Nascimento, Aline Maia
​
Nascimento, Aline Maia. De Winnie Mandela à Baixada Fluminense: tribunais populares como estratégia de reagir a morte e confeccionar mundos habitáveis. Sur – Revista Internacional de Direitos Humanos. Editora: Conectas Direitos Humanos. São Paulo. nº 28 (2018). ISSN: 1806-6445. 


Nascimento, Aline Maia; Santana Jr., Humberto Manoel de. Epistemologias destoantes na encruzilhada: saberes em confluência. In: BADUINO, Paula et al.(Orgs) Decolonizar o Feminismo. Brasília, 2019. ISBN: 978-85-64124-71-4 

Willadino, Raquel; Nascimento, Aline; Gomes, Thais (Orgs). Tecendo Memórias - Homicídios de Adolescentes e Jovens no Estado do Rio de Janeiro: Observatório de Favelas. Rio de Janeiro, 2019.  ISBN 978-85-93412-11-0 
Trabalhos apresentados (atividades externas)
2018
Araújo, Antonia G. P.  "Criar forças: experiências e corpos em relação no boxe praticado por mulheres negras."  Mostra Digital - Prêmio Pierre Verger, 31ª Reunião Brasileira de Antropologia, Brasília, UnB, dezembro 2018

​Castillo de Macedo, Victor Miguel. 'Velas e Velones: sobre estética, materialidade e temporalidades entre Vodu e Catolicismo na República Dominicana'. Anais da 31a Reunião Brasileira de Antropolgia. Brasília, UnB, dezembro 2018.

Castillo de Macedo, Victor. 'Arqueologias da Afro-dominicanidade: fronteira e masculindade nas socialidades dominicanas'. In Interseccionalidade e Fronteira - Pré-Evento da 18a IUAES. Foz do Iguaçu: UNILA, 2018.
2019

Cunha, Olívia M. G.'On Books and Signs: inscriptions of difference among the Cottica Ndyuka', paper apresentado no  encontro da Royal Anthropological Institute, British Council, London, February, 22th, 2019. 

​Castillo de Macedo, Victor Miguel. "Velas y Velones: sobre estética y materialidad entre catolicismo y vodú en la República Dominicana", Society for Latin American and Caribbean Anthropology (SLACA) Meeting, Santo Domingo, República Dominicana.

Cunha, Olívia M. G.'Displacing Wij slaven van Suriname: some side effects', paper apresentado no Workshop Other Radicals: The Dutch Caribbean and the Caribbean Intellectual Tradition, Tropenmuseum, Amsterdam, May 18th, 2019. 2019. 

Cunha, Olívia M. G.'On children, snakes and ashes: other histories of the National Museum', paper apresentado no  encontro do Research Center of Material Culture, Volkenkunde Museum, Leiden, Maio 27,, 2019.


Lobato-Baars, Laura. Teleologias no Pensamento Evolutivo. Anais do VIII Simpósio Nacional de Ciência, Tecnologia e Sociedade. 2019. P. 659-675.
2023 © LAH | Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social | Museu Nacional | Universidade Federal do Rio de Janeiro