Corpos em Movimento: Perspectivas Etnográficas sobre a Transformação Social
PublicaçõesLançamento da coletânea intitulada Espírito das coisas: etnografias da materialidade e da transformação, organizada por Olivia Maria Gomes da Cunha e Carlos Gomes de Castro. Projeto selecionado pelo Edital 2020, reúne pesquisas realizadas ao longo do projeto coletivo Etnografias da Materialidade e da Transformação apoiada pelo CNPq, FAPERJ e CAPES.
Lançamento do documentário Um Homem de Marte com fragmentos de entrevistas com o antropólogo realizadas por Moacir Palmeira, Dale Tomich e Olivia Cunha em maio de 2009 no Rio de Janeiro. O documentário é dirigido por Carolina Magalhães e Olivia Cunha e contou com recursos da FAPERJ (Edital CNE 2018).
Intervenções16 agosto 2018 "A Discriminalização da cannabis e o Rastafari", Horizonte ao Sul [Fernando Vieira Freitas]
Setembro de 2020 "Surinamese artist, Marcel Pinas, on his roots, his work, and his community", CLACS|University of Chicago [Olivia Cunha]
30 de julho de 2020, "O último ciclo nacional? Mergulho entre as ruínas da “Comuna de Canudos”, Máquina Crítica Antropologia [Felipe Moretti]
|
<
>
“I-tal Foods and Rasta bodies: práticas alimentares e a construção do corpo Rastafári entre os Bobo Shanti em Bobo Hill, Jamaica”(Doutorado, PPGAS/MN/UFRJ, CNPQ), Fernando Viera de Freitas (Defesa prevista: 28/2/23) “Luto(a)s, memórias e justiça no ativismo contra a violência letal na metrópole do Rio de Janeiro” (Doutorado, PPGAS/MN/UFRJ, CNPQ), Aline Maia Nascimento (Defesa prevista: 28/2/24) “Mascaradas no palco: um estudo sobre o Kambara’anga nas peças teatrais e num espetáculo de dança contemporânea” (Doutorado, PPGAS/MN/UFRJ, CAPES), João Alípio Cunha (Defesa prevista: 28/2/24) “Paisagens sonoras afrolatinas e caribenhas: notas, aberturas e transformações” (Doutorado, PPGAS/MN/UFRJ, CAPES), Francisca Marcela Andrade Lucena (Defesa prevista: 28/2/24) “Audiovisual Maroon: existir como insurgência no Suriname” (Mestrado, PPGAS/MN/UFRJ - Início: Abril 2022), Helena Monahan “Movimento e conformações do cristianismo espiritualista (faithism) na Guiana” (Doutorado, PPGAS/MN/UFRJ - Início: Abril 2022), Rogério Louvain Viana Filho “Com quem fala Orula? O debate sobre iniciação feminina na Adivinhação Ifá em Cuba” (Doutorado, PPGAS/MN/UFRJ -Início: Abril 2022), Juliane Oliveira Nunes “Quintais de Morro Agudo: os moradores e suas moradas” (Mestrado, PPGAS/MN/UFRJ), Safira Karina Reink Silva. (Defesa: 16/12/2019) “Fabricaciones Vitales. Uma etnografia circunstancial de transformaciones Mapuche al redor del rio Maule.” (Doutorado, PPGAS/MN/UFRJ, CAPES(, António Tobón Restrepo (Defesa: 25/2/2020) “Raçudas. Sobre criar forças, corpos e performances entre mulheres negras boxeadoras no Rio de Janeiro – Brasil.” (Doutorado, PPGAS/MN/UFRJ, CNPQ), Antônia Gabriela Pereira de Araújo (Defesa: 25/3/2021) “As multiplicidades dos Héroes de abril: tempos, historicidades e modos de fazer ex-combatentes da revolução de 1965 na República Dominicana” (Doutorado, PPGAS/MN/UFRJ), Victor Miguel Castillo de Macedo (Defesa: 18/4/2021) “Meu Massambique, Meu Reinado: Louvor a Nossa Senhora do Rosário, em Oliveira, MG” (Mestrado, PPGAS/MN/UFRJ), Eduardo Freitas (Defesa: 16/8/2021) “Fragmentos do Caldeirão (1926-1936): repressão, temporalidade e ruína na história de uma comunidade milenarista”(Mestrado, PPGAS/MN/UFRJ, FAPERJ NOTA 10), Felipe Coimbra Moretti (Defesa: 23/1/22) “Free African Villages: Espaços e agência no Pós-Emancipação na Guiana Britânica (Mestrado, PPGAS/MN/UFRJ, CAPES), Rogério Louvain Viana Filho (Defesa: 25/1/22) “De Madalena para Madalenas: o fazer político-estético nas configurações de rede entre artivistas do Teatro das Oprimidas” (Mestrado, PPGAS/MN/UFRJ, CAPES), Juliane Oliveira Nunes (Defesa: 28/1/22) “O Gam Afrikaans do Western Cape, África do Sul: histórias, transformações e teorizações sobre um idioma”(Mestrado, PPGAS/MN/UFRJ, CAPES), Laura Lobato-Baars (Defesa: 28/2/22) “Audiovisual Compósito: mapeando redes e histórias nos filmes feitos por Maroons Ndyukas” (Mestrado, PPGA/UFF, CAPES), Helena Monahan (Defesa: 13/4/22) |
<
>
MATERIALIDADES E AGÊNCIAS NA AMÉRICA LATINA E NO CARIBE NEGROS
MATERIALIDADES E AGÊNCIAS NA AMÉRICA LATINA E NO CARIBE NEGROS, GT NO ÂMBITO DA REUNIÃO DE ANTROPOLOGIA DO MERCOSUL 2019, ORGANIZADO POR JOÃO ALÍPIO CUNHA, ALLINE TORRES E MAGDALENA TOLEDO Para maiores informações, clique aqui LACS(UFMG) + LAH: África, Caribe e Alhures 2020
Adiado devido à pandemia Oficina de escrita com carlos gomes de castro
Your browser does not support viewing this document. Click here to download the document.
Seminários de Antropologia e História
27 DE MARÇO de 2019, 13:00h
ATUALIZAÇÕES E CORPORIFICAÇÕES DO CRISTIANISMO NA ANTROPOLOGIA E NO ALTO SURINAME ROGÉRIO BRITTES W. PIRES (UFMG) DEUS E OUTROS PARENTES INVISÍVEIS EM OLD BANK (BOCAS DEL TORO, PANAMÁ) CLÁUDIA FIORETTI BONGIANINO (LAH/MN/UFRJ) Resumos: Atualizações e corporificações do cristianismo na antropologia e no Alto Suriname Rogério Brittes W. Pires (UFMG) Ao longo da história das ciências da religião, o cristianismo serviu – ou, mais especificamente, certas atualizações pós-reforma e pós-iluministas do cristianismo serviram – enquanto modelo comparativo implícito que guia o que se entende por religião. Por outro lado, justamente por seu suposto baixo grau de alteridade, foi um objeto de estudo relativamente negligenciado durante a maior parte da história da antropologia. Há algumas décadas, porém, a antropologia tem percebido não apenas a relevância de se estudar o cristianismo, mas também as potencialidades comparativas de um fenômeno religioso tão múltiplo. Assim, uma subárea disciplinar – a antropologia do cristianismo – tem se consolidado como espaço de descrição e comparação. Voltando nossa atenção para as relações entre essa bibliografia e alguns de seus antecedentes – sobretudo em contextos africanos e afro-americanos – percebemos um complexo jogo de arranjos e tensões entre ênfases em rupturas e ênfases em continuidades. A fim de pensar esse incontornável e repetitivo tema, experimentarei instrumentalizar algumas modalidades de relação entre o cristianismo e fenômenos afro-amazônicos – qual observados em campo entre os Saamaka do Alto Suriname – para repensar rupturas e continuidades enquanto modos de ocultamento e exibição de aspectos cruciais de modos de vida compostos. Coexistências invisíveis: noções de corpo e pessoa entre mulheres cristãs da vila afro-caribenha de Old Bank, Panamá Claudia F. Bongianino Na vila de Old Bank (localizada na costa atlântica do Panamá), experiências e narrativas sobre parentes, espíritos e bruxos interagem com duas doutrinas cristãs (metodista e adventista), as duas presentes na vila há mais de cem anos e ambas vinculadas ao mesmo processo histórico pelo qual os ancestrais afro-caribenhos da população local chegaram a Old Bank. Com base em pesquisa etnográfica de 14 meses, investigo a maneira como mulheres negras batizadas em uma das duas igrejas cristãs locais se relacionam com deus: este ser que, embora invisível, está fortemente presente na vida delas, inclusive em seus corpos, e cuja presença pode ser potencializada através do que elas denominam de “toque do espírito-santo”. Ao se aproximarem a deus, essas mulheres produzem uma mudança intencional em suas vidas, transformando a maneira como se relacionam com espíritos, bruxos e parentes - seres cuja presença também é intensa na vida e nos corpos delas. Nesse contexto, reflete-se sobre os conceitos nativos de pessoa e de corpo (femininos, cristãos, caribenhos e negros), investigando como a coexistência que se manifesta em Old Bank entre agências não/humanas i/materias in/visíveis contribui para o debate antropológico sobre parentesco e religião. 15 de Abril de 2019, 13:00h
Materialidades vodu entre ciência e arte: as experiências do Bureau d'Ethnologie e do Centre d'Art no Haiti Júlia Goyatá (doutora, USP)
19 de outubro DE 2021, 11:00H
Paisagens da Segunda Escravidao: tempo e Dale Tomich (Binghamton University) Mediação: Rogério Viana (LAH/PPGAS/MN/UFRJ) Comentários: Felipe Moretti (LAH/PPGAS/MN/UFRJ) e Rogério Viana Evento online. Inscreva-se aqui: https://bit.ly/3aiOxGv Essa apresentação examina um conjunto de recursos visuais no intento de reconstruir as paisagens das plantações de algodão do vale do baixo Mississipi e das plantações açucareiras em Cuba na primeira parte do século XIX. À época, essas duas regiões consistiam em novas fronteiras de commodities onde terra e trabalho escravizado eram reestruturados para atender às demandas de uma economia mundial em processo de industrialização. A paisagem da plantation é uma interface entre natureza e produção escravista. Ela consiste em uma ferramenta importante, mas negligenciada, para analisar e interpretar as relações sociais e materiais da plantation escravista. As paisagens da plantation são formadas por uma interseção entre meio ambiente, condições materiais de produção de cada cultivo, relações sociais da escravidão, e demanda do produto pelo mercado mundial. A escala de operações, o tamanho e a distribuição das lavouras, sua localização em relação às unidades de processamento e armazenamento – além dos meios pelos quais trabalho e material circulavam através do espaço da plantation – formavam uma distinta economia do espaço e do tempo que governava as atividades laborais dos trabalhadores escravizados. Quanto produto tinha que ser processado? Para quão longe esse material deveria ser deslocado? Quanto tempo isso levava? O que era necessário para integrar essas várias atividades? Dentro de um determinado enquadramento espaço-temporal, plantadores determinavam estratégias para organizar terra e trabalho de modo a maximizar a produção. Por conseguinte, cada regime de plantation forma um complexo histórico-geográfico específico, e sua paisagem fornece um registro dos processos que os forma. Dessa perspectiva, a plantation é uma matriz flexível e dinâmica de processos sociais e materiais. Um exame de suas paisagens nos permite analisar e interpretar as condições materiais e sociais do trabalho e da vida social escravista, bem como a inter-relação entre práticas materiais, sociais, e culturais que conformam a plantation e seu regime de escravidão. Felah 2018 Descrição Local: CBAE (Avenida Rui Barbosa 762, Flamengo. Rio de Janeiro - RJ - Brasil) Os elos perdidos de Sikán: delineando agências e conhecimento nas relações femininas com Abakuá afro-cubano. Marcela Andrade Debatedores: Mariana Renou (a confirmar) e Antonio Tobón Criar forças. Pessoas, corpos crudos e modos de fabricar vida de pugilistas em Havana e no Rio de Janeiro. Antônia Gabriela P. de Araújo Debatedores: Fernando Freitas e Aline Torres De Winnie Mandela à Baixada Fluminense: tribunais populares como estratégia de reagir à morte e confeccionar mundos habitáveis. Aline Maia Nascimento Debatedores: João Alipio Cunha e Mariana Renou (a confirmar) A Ital Livity e as políticas da corporalidade Rastafári na Jamaica. Fernando Freitas Debatedores: João Alipio Cunha e Antônia Gabriela As crianças Aluku: noções de pessoa e produção de conhecimento em aldeias marrons na Guiana Francesa. William Conceição Debatedores: Aline Torres (a confirmar) e Thiago Niemeyer Asociar(se). Antônio Tobón Debatedores: Marcela Andrade e Aline Maia Avaliadas por pares
Araújo, Antonia Gabriela 2019 "Corpos Crudos: boxeadoras negras em Cuba e no Brasil". Transition, n. 127, 2019, Afro-Latin America Rising, Indiana University Press. P. 34-42. Castillo de Macedo, Victor Miguel 2019. "Velas e Velones: estética e materialidade entre Catolicismo e Vodu na República Dominicana." In: Ricki, J. e Ahlert, M. (Orgs), CAMPOS UFPR Revista de Antropologia, ISSN 1519-5538. 2020. "As pontes de florestas e madeiras: Reflexões a partir de um campo com engenheiros florestais moçambicanos e brasileiros." Mediações, Londrina, 25(1):44-63. Cunha, João Alípio 2022. "Gestos e posturas: dançando com os espíritos." Religião e Sociedade, vol. 41, n. 3. 2019. "A arte do “acolhimento”: novas perspectivas sobre a salvaguarda do jongo." Cadernos do Lepaarq. Universidade Federal de Pelotas. V. 16, N. 31 2018. "Em busca de um espaço: a linguagem gestual no candomblé - À memória de Marlene de Oliveira Cunha." Cadernos De Campo (São Paulo 1991), 26(1), 15-41. Cunha, Olívia Gomes da 2022 [Prelo] Cunha, Olivia Maria Gomes da. "Displacing Wij Slaven van Suriname: other collateral effects". Small Axe, Special Issue "Other Dutch Radicals",organizado por Wayne Modest. 2022 [prelo] Cunha, Olivia Maria Gomes da. "Navegar no arquivo da ciência"."Dossiê Acervos e antropologia", organizado por Peixoto, Fernanda; Christiano Tambascia & Gustavo Rossi. Revista da Biblioteca Mindlin. USP 2021a. Cunha, Olivia Maria Gomes da. "Clay and Earth: making balls and persons". HAU: Journal of Ethnographic Theory 11(1):174-190. 2021b. Cunha, Olivia Maria Gomes da. "Are the things really burnt?". HAU: Journal of Ethnographic Theory 11(1): 291-298. 2020a. Cunha, Olivia Maria Gomes da. The Things of Others: Ethnographies, Histories, and Other Artifacts. Leiden & Boston: Brill. 2020b. Cunha, Olivia Maria Gomes da. "Vivendo em mundos saturados de várias presenças". Etnográfica, 24(2):401-425. 2020c. Cunha, Olivia Maria Gomes da. "Introdução: entre a variação e o descontínuo". Etnográfica, 24(2): 341-349. 2020d. Cunha, Olivia Maria Gomes da. (org.) "Dossiê Etnografias da materialidade e da transformação no Caribe". Etnográfica, Lisboa 24(2). 2019. Cunha, Olivia Maria Gomes da. "Escrevendo e Criando a Diferença: Os Maroon Ndyuka e os usos da arte no Cottica (Suriname)." The Journal of Latin American and Caribbean Anthropology, 24: 787-804. 2018a. Cunha, Olivia Maria Gomes da. “In their places: Cottica Ndyuka in Moengo". In Collins, John & McGranahan, Carole (orgs.) Ethnographies of U.S. Empire. Durham: Duke University Press, p.173-193. 2018b. Cunha, Olivia Maria Gomes da. “Making Things for Living, and Living a Life with Things”. In Crichlow, Michaeline; Patricia Northover & Juan Giusti-Cordero (orgs.) Race and Rurality in the Global Economy. Albany: SUNY University Press, p.93-124. 2018c. Cunha, Olivia Maria Gomes da. (org.) Maroon Cosmopolitics: personhood, criativity, and incorporation. Leiden & Boston: Brill. 2018e. Cunha, Olivia Maria Gomes da. “Self-fashioning and visualization among the Cottica Ndyuka.” In Cunha, Olivia M. Gomes da. (org.) Maroon Cosmopolitics: personhood, creativity and incorporation. Leiden & Boston Leiden & Boston: Brill, p.268-306. 2018f. Cunha, Olivia Maria Gomes da. "Exploring Maroon Worlds on the Move" In Cunha, Olivia M. Gomes da. (org.) Maroon Cosmopolitics: personhood, creativity and incorporation. Leiden & Boston Leiden & Boston: Brill, p.1-34. Freitas, Fernando V. [co-autor] BOREL, M. B. M. Afinidades revolucionárias: nossas estrelas vermelhas e negras. Por uma solidariedade entre marxistas e libertários. CRÍTICA MARXISTA, SÃO PAULO, Unicamp, v. 47, p. 205-208, 2018. "Uma perspectiva contemporânea sobre o movimento Rastafári". RELIGIÃO E SOCIEDADE, v. 38, p. 2, 2018. Lucena, Marcela 2018. "Um encontro com o Bloco APAFunk: uma temporada de batuque, uma temporada de experiências". PROA: Revista de Antropologia e Arte. v.2, p.262, 2018 Nascimento, Aline Maia Nascimento, Aline Maia. De Winnie Mandela à Baixada Fluminense: tribunais populares como estratégia de reagir a morte e confeccionar mundos habitáveis. Sur – Revista Internacional de Direitos Humanos. Editora: Conectas Direitos Humanos. São Paulo. nº 28 (2018). ISSN: 1806-6445. Nascimento, Aline Maia; Santana Jr., Humberto Manoel de. Epistemologias destoantes na encruzilhada: saberes em confluência. In: BADUINO, Paula et al.(Orgs) Decolonizar o Feminismo. Brasília, 2019. ISBN: 978-85-64124-71-4 Willadino, Raquel; Nascimento, Aline; Gomes, Thais (Orgs). Tecendo Memórias - Homicídios de Adolescentes e Jovens no Estado do Rio de Janeiro: Observatório de Favelas. Rio de Janeiro, 2019. ISBN 978-85-93412-11-0 Trabalhos apresentados (atividades externas)
2018
Araújo, Antonia G. P. "Criar forças: experiências e corpos em relação no boxe praticado por mulheres negras." Mostra Digital - Prêmio Pierre Verger, 31ª Reunião Brasileira de Antropologia, Brasília, UnB, dezembro 2018 Castillo de Macedo, Victor Miguel. 'Velas e Velones: sobre estética, materialidade e temporalidades entre Vodu e Catolicismo na República Dominicana'. Anais da 31a Reunião Brasileira de Antropolgia. Brasília, UnB, dezembro 2018. Castillo de Macedo, Victor. 'Arqueologias da Afro-dominicanidade: fronteira e masculindade nas socialidades dominicanas'. In Interseccionalidade e Fronteira - Pré-Evento da 18a IUAES. Foz do Iguaçu: UNILA, 2018. 2019
Cunha, Olívia M. G.'On Books and Signs: inscriptions of difference among the Cottica Ndyuka', paper apresentado no encontro da Royal Anthropological Institute, British Council, London, February, 22th, 2019. Castillo de Macedo, Victor Miguel. "Velas y Velones: sobre estética y materialidad entre catolicismo y vodú en la República Dominicana", Society for Latin American and Caribbean Anthropology (SLACA) Meeting, Santo Domingo, República Dominicana. Cunha, Olívia M. G.'Displacing Wij slaven van Suriname: some side effects', paper apresentado no Workshop Other Radicals: The Dutch Caribbean and the Caribbean Intellectual Tradition, Tropenmuseum, Amsterdam, May 18th, 2019. 2019. Cunha, Olívia M. G.'On children, snakes and ashes: other histories of the National Museum', paper apresentado no encontro do Research Center of Material Culture, Volkenkunde Museum, Leiden, Maio 27,, 2019. Lobato-Baars, Laura. Teleologias no Pensamento Evolutivo. Anais do VIII Simpósio Nacional de Ciência, Tecnologia e Sociedade. 2019. P. 659-675. |