arcAH [acervos de antropologia e história]
Coleção Renato Jardim Moreira (1926-2012)A presente coleção apresenta um conjunto de documentos produzidos pelo cientista social, jornalista e publicitário Renato Jardim Moreira. O acervo foi gentilmente doado ao Laboratório de Antropologia e História do PPGAS/MN pelos filhos de Jardim Moreira em 2018. A coleção original consistia de 111 itens, entre excertos de periódicos, relatórios e manuscritos. Infelizmente, o incêndio do Museu Nacional em Setembro de 2018 queimou parte dos documentos, mas uma porção destes já havia sido digitalizada e pôde, assim, ser preservada. Confira abaixo mais sobre a história de vida de Jardim Moreira e conheça seus escritos produzidos enquanto Assistente de Pesquisa no célebre estudo sobre Relações Raciais apoiado pela UNESCO em 1950, dirigido por Roger Bastide e Florestan Fernandes.
Doação: 2018 Doado por Luiza e Roberto Franco Moreira. Escritas, comentários e descrições: Luiza Franco Moreira, Rogério Louvain Viana Filho e Laura Lobato-Baars Sistematização, digitalização e produção de metadados para os arquivos: Rogério Louvain Viana Filho Construção do acervo digital: Olívia Gomes da Cunha e Laura Lobato-Baars Biografia
Renato Jardim Moreira nasceu em 23 de fevereiro de 1926, em Guaratinguetá, Estado de São Paulo, e faleceu no Rio de Janeiro, em 3 abril de 2012. Era filho de Mário Moreira, fazendeiro e diretor da Usina União de Laticínios, e de Odete Jardim Moreira. A família mudou-se em 1932 para São Paulo, onde Renato cursou o ginásio na Escola Estadual Caetano de Campos e o colegial na Escola Estadual de São Paulo. Em 1951, Renato recebeu o título de bacharel e licenciado em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo; era também especialista em Sociologia pela mesma faculdade. Entre 1950 e 1956, Renato dedicou-se à carreira acadêmica na Universidade de São Paulo. Em 1950, como aluno de graduação, foi Assistente de Pesquisa no estudo sobre Relações Raciais em São Paulo, apoiado pela UNESCO e dirigido por Roger Bastide e Florestan Fernandes. Uma série de datiloscritos sobre relações raciais em São Paulo data desse período; dentre estes se encontra a história de vida do militante negro José Correa Leite. Em 1952, no ano seguinte à formatura, foi Auxiliar de Ensino em Antropologia. De 1954 a 1956 deteve o cargo de Professor Assistente de Sociologia. Deste último periodo datam os artigos publicados em Anhembi e Sociologia. Em 1956, Renato assumiu o cargo de Diretor da Divisão de Estudos e Pesquisas Sociais do Centro Regional de Pesquisas Educacionais de São Paulo, onde ficou até 1960. O Centro, na época sob direção de Fernando de Azevedo, era mantido pelo Ministério da Educação e dirigido pela Universidade de São Paulo. Data dessa época uma série de datiloscritos sobre a educação em Santos e São Paulo, bem como o artigo publicado na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. (A respeito do CRPE-SP vale consultar a dissertação de Mestrado de Márcia dos Santos Ferreira, O Centro Regional de Pesquisas Educacionais de São Paulo, 1956-1961, Universidade de São Paulo, 2001.) A partir de 1960, Renato dedicou-se a uma carreira em pesquisa de mercado e publicidade. Foi Chefe de Pesquisa de Mercado na McCann Erickson Publicidade entre 1960 e 1964, e na Lintas Publicidade em 1964. Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1966 quando assumiu o cargo de Gerente de Pesquisa de Mercado na Shell Brasil S.A. (Petróleo). A partir de 1969 até se aposentar em 1996 foi Gerente de Comunicações e Marketing na mesma empresa. Nos vinte e cinco anos em que trabalhou na Shell, Renato desenvolveu campanhas que são parte da história da publicidade brasileira, com artistas como Mutantes, Simonal e Roberto Carlos. A campanha Shell Responde foi concebida sob sua direção. Combinava a distribuição de folhetos sobre tópicos de interesse para motoristas, por exemplo, Como Dirigir na Chuva, com comerciais de lançamento na televisão. Na época, livrinhos e comerciais eram muito populares, e hoje em dia os folhetos são apreciados por colecionadores. Esta campanha inaugurou o conceito de publicidade como serviço. Após aposentar-se, Renato trabalhou como consultor de pesquisa de mercado para uma série de empresas, entre elas a própria Shell, a TAM e o Bob’s. Escritos
Iconografia
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Década de 80. Gerente de Comunicações e Marketing, Shell Brasil S.A. (Petróleo).
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