Projeto
Etnografias da Materialidade e da Transformação no Caribe e nas Guianas (2009-2017)
O objetivo do projeto foi entender como transformações recentes envolvendo a circulação de objetos, ideias, pessoas e cosmologias vêm sendo experimentadas em contextos liminares no Caribe. Um dos eixos que articulou e atravessou as diferentes pesquisas que compuseram o projeto foi a compreensão de noções de temporalidade e espacialidade associadas à criação e à circulação de pessoas e artefatos por fronteiras de diferentes tipo. Em especial, as pesquisas focalizaram os diferentes modos de fabricação e circulação de conhecimento por meio da observação de experiências sociais concretas, mas que, ao mesmo tempo, evocaram múltiplas e divergentes compreensões do Caribe como um constructo espaço-temporal. Por meio de estudos de caso específicos e em experiências cotidianas variadas os nove (9) subprodutos detalhados abaixo investiram em etnografias dos modos pelos quais sujeitos e coletivos distintos vêm elegendo categorias temporais e espaciais, bem como criando e mobilizando a agência de artefatos e outros actantes, em seus modos de fabricação do ‘social’. A equipe do projeto foi composta por nove pesquisadores; oito alunos de doutorado e um de mestrado que ingressaram e concluíram suas dissertações e teses entre 2009 e 2018. Além de uma dissertação e sete teses de doutorado concluídas, foram publicados 12 artigos em revistas acadêmicas nacionais e internacionais (A1 à B1), 2 capítulos em livros, 1 livro, 5 resenhas bibliográficas e 1 dossiê temático. Pesquisadores | Projetos
Sobre dons, pessoas, espíritos e suas moradas | On Gifts, People, Spirits, and their Dwelling Places
Alline Torres Dias da Cruz (2009-1015) Resumo A tese versa sobre a manutenção ritual cotidiana dos mistérios, espíritos que pertencem aos panteões do vodu, por imigrantes da República Dominicana, chamados de pessoas que têm os mistérios, que vivem em Porto Rico. O material etnográfico realça os mistérios como uma espécie de herança familiar em circulação. Pessoas e mistérios descrevem as experiências multifacetadas e densas entre eles com categorias como dom, atender, trabalhar, pagar, corpo e consumo. Deixando-se conduzir pela trama relacional que essas categorias informam, a tese tem como objetivo inicial demonstrar a maneira singular como a noção de pessoa é compreendida pelos interlocutores, vivos e mortos, que tomam parte nesta etnografia. O segundo objetivo é discutir os modos de atenção ritual enquanto formas de troca que produzem dependência recíproca e trabalho entre os dominicanos e seus espíritos, a partir da manipulação de substâncias e objetos cuja importância reside em seus efeitos sensíveis. Tomando as práticas de sensibilização dos mistérios como técnica ritual fundamental, o terceiro objetivo é discutir como certa materialidade – artefatos, imagens e substâncias – é interiorizada nas casas, visando-se à recriação de certas paisagens de lembrança para os mistérios, que assim as habitam; bem como manipulada nos ambientes domésticos como dispositivos de afastamento de tantos outros. Abstract The research discusses the daily care of misterios (mysteries); spirits that belong to the vodou pantheon, by immigrants from the Dominican Republic that live in Puerto Rico called personas que tienen los misterios (people that have the mysteries). The ethnographic material reveals these misterios as a kind of family legacy in circulation. People and misterios describe their multifaceted and dense experiences in between them with categories such as don (divine gift), atender (to attend), trabajar (to work), pagar (to pay), cuerpo (the body) and consumo (consumption). The initial objective of the research is to demonstrate the singular manner in which the notion of person is comprehended by the interlocutors, alive and deceased, that take part in this ethnography, through the relational plot that these categories inform. The second objective is to discuss the forms of ritual attention as ways of exchange, which produce a reciprocal dependence and work in between Dominicans and their spirits through the manipulation of substances and objects whose importance resides in their sensitive effects. Taking the misterios awareness practices as a fundamental ritual technique, the third objective is the discussion of how certain materials- artifacts, images and substances- are interiorized in houses, achieving a recreation of the misterios scenery that live in them; and also how these things are manipulated in the domestic ambience as devices of alienation from so many others. A Massa Gadu Konde:morte, espíritos e rituais funerários em uma aldeia Saramaka Cristã
Rogério Brittes Wanderley Pires (2010-2015) Demarcadores e Objetos em Campanha: a Comissão Brasileira de Limites e a Fabricação das Fronteiras
Carlos Gomes de Castro (2010-2013) Marronismos, bricolagens e canibalismos: percursos de artistas e apropriações de Aimé Césaire na Martinica contemporânea
Magdalena Sophia Ribeiro de Toledo (2009-2014) Resumo: Os percursos de artistas martinicanos (artistas plásticos, atores, diretores de teatro), cujas obras ou trajetórias artísticas são afetadas por Aimé Césaire (1913-2008) – poeta, ensaísta, dramaturgo e político martinicano que foi um dos fundadores, nos anos 30, do movimento literário da negritude – são o ponto de partida deste trabalho. Aimé Césaire foi o político mais importante da Martinica pós-departamentalização e, na ilha, é seu autor mais conhecido. O percurso literário do autor revela influências do movimento surrealista, que pode ser considerado um dos catalisadores, juntamente com sua experiência de estudante negro procedente de uma colônia francesa na Paris da década de 30, do movimento da negritude. Autor de uma obra em que a crítica anticolonialista é acompanhada pela valorização do legado africano na constituição da cultura martinicana, os versos, trechos de peças e textos políticos de Aimé Césaire constituem o elemento predominante em muitas das criações e reflexões estéticas destes artistas. No caso dos artistas pesquisados, esta influência se insere em um contexto em que a arte parece ser, ao mesmo tempo, um meio de autoconhecimento que passa pela compreensão, formulação e expressão de uma “caribeanidade” ou da “consciência de ser negro”, inclusive enquanto resistência cultural às formas estéticas europeias, dominantes até a implementação da política cultural elaborada por Césaire nos anos 70, que foi fundamental para a formação de uma identidade cultural martinicana. Assim, seguindo o percurso sugerido pelos próprios artistas através de suas obras, busco compreender de que modo estes resolveram “fazer cultura martinicana” através de artefatos e como o próprio Aimé Césaire aparece como artefato simbolicamente relevante neste processo, bem como, através da elaboração destes artefatos e performances, estes se constituem, ao mesmo tempo, como “martinicanos” e “artistas”. Abstract The paths of martinican artists (visual artists, actors, theater directors) whose works or artistic pathways are affected by Aimé Césaire (1913-2008) – martinican poet, essayist, playwright and politician who was one of the founders, in the 30’s, of the literary movement called “Negritude” – are the starting point of this work. Aimé Césaire was the most important politician in Martinique during the period that followed the departmentalization, and is the most well-known author on the island. The author’s literary path reveals influences of the Surrealist art movement, which can be considered to have acted as a catalyst (together with his experience as a black student from a French colony in Paris in the 30’s) for the “Negritude” movement. Author of works that show anti-colonialist criticism accompanied by the acknowledgement of the importance of African legacy on the constitution of martinican culture, the verses, plays’ passages and political texts by Aimé Césaire are the prominent element in many of the creations or esthetic reflections of those artists. In the case of the artists of this research, this influence appears in a context in which art seems to be, at the same time, a means of self-knowledge that includes comprehension, formulation and expression of a new “caribbeanity” or of a “conscience of being black” (even as a cultural resistance to European esthetic forms, that were dominant until the implementation of the cultural policy elaborated by Césaire in the 70’s, which was fundamental to build amartinican cultural identity). Thus, following the paths suggested by the artists through their work, I try to reach a comprehension about how they decided “to do martinican culture” by producing artefacts and how Aimé Césaire himself appears as a symbolically relevant artifact in this process and, also, how the elaboration of these artefacts and performances makes them, at the same time, “martinicans” and “artists”. Devoções Manifestas: religião, pureza e cura em um templo hindu a Deusa Kali (Berbice, Guiana)
Marcelo Moura Mello (2009-2014) A pesquisa explora as práticas e os rituais associados ao culto à deusa Kali no templo de Blairmont, Guiana. Essa tradição religiosa envolve a "manifestação" de divindades (ou "possessão"), o sacrifício de animais e práticas de cura contra malefícios. Apesar de comumente associado aos indo-guianenses e ao hinduísmo, o culto a Kali é considerado como algo específico aos Madrasis, do sul da Índia, além de ser perpassado pela "feitiçaria", por crenças em espíritos malignos (jumbies) e por agências associadas a vários grupos. Propõe-se seguir as associações traçadas pelos próprios sujeitos e investigar quais são as relações que se manifestam no universo de Kali, sem pressupor que elas sejam meras derivações da etnicidade ou da religião. Genealogia, Herança e Pessoa Judaica no Suriname
Thiago de Niemeyer Matheus Loureiro (2009-2013) Em meio à sua notável diversidade étnica, o Suriname abriga, hoje em dia, uma pequena comunidade judaica, que conta aproximadamente com 300 pessoas. Em sua grande maioria, tratam-se de descendentes de portugueses e espanhóis fugidos da inquisição, que encontraram na colônia inglesa (e posteriormente holandesa), maior liberdade religiosa e comercial. Há, ainda, descendentes de escravos convertidos ao judaísmo (os afro-judeus chegaram a ter sua própria sinagoga, até o começo do século XIX). Hoje em dia (sobretudo devido à emigração e ao interesse decrescente em atividades religiosas) judeus de todas as origens congregam na mesma sinagoga. A forma de localizar a “pessoa” judaica, nesse rico passado de ascendências diversas, é, em geral, a partir de genealogias e evidências materiais identificadas, primordialmente, nos cemitérios. O objetivo da pesquisa é descrever a forma como as genealogias são construídas e como são acionadas para localizar a pessoa no cotidiano judaico, assim como os diversos sítios de “importância histórica” são mencionados no sentido de animar histórias sobre famílias, ancestrais e a presença judaica no país de forma mais ampla. Associações políticas e culturais nas ilhas de Guadaloupe: lembranças do passado, reparações e construção de si
Mariana Vitor Renou (2012-2017) A pesquisa pretende refletir sobre uma série de práticas mneumônicas relacionadas à escravidão observadas em diferentes regiões de Guadeloupe, departamento francês no Caribe. Práticas inscritas em cerimônias, museus, objetos, sons, danças, ritmos, discursos, espaços, monumentos, culto a personagens, projetos, eventos, comemorações e atividades. O mês de maio, quando se comemora a primeira abolição da escravidão, a luta contra a reescravização de 1802 e a abolição definitiva de 1848, coloca em evidencia muitas dessas práticas. Além disso, acompanhando eventos, projetos, associações e grupos culturais, como os chamados de 'mas à peau' ou 'groupe a po', tradicionais no carnaval de Guadeloupe, é possível refletir sobre algumas dessas práticas mneumônicas, as relações que possibilitam e inscrevem, os diálogos e concepções que colocam em evidencia. É possível, ainda, refletir como silêncios e evocações, práticas de memória relacionadas à escravidão ajudam a compreender as relações entre França e o Caribe francês e as questões contemporâneas que atingem grande parte dos guadalupenses. Talvez seja possível pensar Guadeloupe e seus habitantes de maneira ampla, inseridos no espaço-tempo que denominamos Caribe, mas ainda suas especificidades e idiossincrasias. Transformação e Incorporação em Moengo: produzindo objetos, corpos e pessoas - Olívia Gomes da Cunha (2013-2016)
Saiba mais sobre o projeto, clique aqui Hacer la vida: inventos, negócios e trampas em um Batey cubano
Carlos Gomes de Castro (2012-2017) Este projeto de pesquisa se inscreve no amplo e controverso debate acerca das transformações na Cuba do pós-1990, quando o país, com a derrocada do socialismo do Leste Europeu, entrou em um profundo período de recessão econômica. Nele, tomam-se como objeto de estudo as estratégias de negociação e os modos de ação e criação encontrados pelas pessoas para “continuar caminhando” (seguir pa’lante), “se virar” (resolver) e/ou “fazer a vida” (hacer la vida) em um bairro rural de uma antiga e falida zona açucareira. A partir do mapeamento das diferentes maneiras de sobreviver inventadas e manipuladas cotidianamente por alguns cubanos, pretende-se compreender como se dá a reconstituição da economia local e, mais amplamente, como funciona o socialismo do ponto de vista nativo, isto é, o socialismo medido pelas possibilidades sociais, econômicas, espirituais e políticas que as pessoas vislumbram em suas experiências diárias de associação. Tem-se a hipótese de que esse socialismo, tal como os objetos criollos (readaptados a partir daquilo que se tem à mão) que proliferam nos circuitos de troca, está intimamente atrelado a uma economia criolizada, sendo, também ele, um socialismo criollo. Por meio dessa ideia, é possível escapar, por exemplo, das comuns polarizações analíticas legal/ilegal, Estado/sociedade civil, socialismo teórico/socialismo prático. A presença invisível de deus e outros parentes Afro-Caribenhos em Old Bank, Panamá
Cláudia Fioretti Bongianino (2013-2018) Experiências e narrativas sobre deus, parentes, espíritos e bruxaria interagem com várias tradições cristãs em Old Bank – vilarejo insular, localizado na costa atlântica do Panamá. Com base em 14 meses de pesquisa etnográfica, analiso a interação entre essas experiências, narrativas e tradições focando no papel que mulheres negras cristãs assumem na tradição fúnebre (acostium) localmente denominada de Nain Nait. Além desta acostium, minha pesquisa considera também o papel tradicional das mulheres nas práticas cristãs in/formais diárias e nos atos de cuidado cotidiano que produzem o parentesco local. A análise visa mostrar que esses três aspectos da vida local (rituais mortuários, parentesco e religião) têm mulheres como eixo central: elas assumem um papel de liderança no processo constante de (re)fazer, simultaneamente, o corpo, a família e a comunidade dos habitantes da vila. Neste sentido, coloca-se a seguinte questão para os estudos africanos, afro-latinos e caribenhos sobre parentesco e cristianismo. Como lidar com o paralelismo nativo entre duas modalidades de presenças invisíveis que parecem ser distintas - de um lado, a constante invisibilidade de seres como deus, espíritos e bruxos, de outro lado, a recorrente ausência visível dos parentes migrantes - ambas capazes de falar com as pessoas, tocá-las, habitá-las e afetá-las? Publicações
Bongianino, Claudia. Resenha (PUTNAM, Lara. Radical Moves: Caribbean Migrants and the Politics of Race in the Jazz Age. Chapel Hill, NC: The University of North Carolina Press. 322pp.). Mana vol.22 no.1, abr. 2016, p. 266-269.PDF Mello, Marcelo M. On jumbies, ghosts and phantasmagoric presences in Guyana". In: Voices From Around the World, v. 2, p. 59-63, 2016 Cruz, Alline T.D."Manipulando socialidades: pessoas, mistérios e prestações rituais". Revista Cadernos de Campo (Unesp), n. 21, 2016, p.95-109. Pires, Rogério B. W. "Resenha de 'PRICE, Richard. 2013. Fesiten. La Roque-d'Anthéron: Vents d'Ailleurs. 252pp." Mana - Estudos de Antropologia Social, 21:471-474, 2015. PDF Cunha, Olívia Maria Gomes da. 'Metamorfose Infinita: sobre brujos, espíritos e apuntes em Havana'. Manguinhos - história, ciência e sociedade, vol.22, FIOCRUZ/Rio de Janeiro, 2015 [ISSN 0104-5970] PDF Cunha, Olívia Maria Gomes da.'Unmapping Knowledge: Connecting Histories about Haitians in Cuba'. Social Anthropology/Anthropologie Sociale, 22(1): 67-80, 2014 [ISSN 1469-8676] PDF Bongianino, Claudia - Tornar-se afro-caribenho. Ensaio bibliográfico sobre família e mobilidade no Caribe. Revista Teoria e Cultura – UFJF - V.9, n.2 (2014): 63-76. PDF Pires, Rogério B. W. Duas Rotas para as Guianas: Fronteiras e Populações nas Descrições do Norte Amazônico por Francisco José Rodrigues Barata e José Lopes dos Santos Valadim (1791-1799) [Relatório de Pesquisa - PNP/Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro, 2013].PDF Castro, Carlos Gomes de. Demarcadores e Objetos em Campanha: a Comissão Brasileira de Limites e a Fabricação das Fronteiras. São Paulo, Cultura Acadêmica/ANPOCS/LAH/PPGAS, 2014 (Prêmio ANPOCS 2013) Cunha, Olívia Maria Gomes da. Racial Experiments in Cuban Literature and Ethnography, by Emily A. Maguire - review. New West Indian Guide / Nieuwe West-Indische Gids, Leiden, 88-1&2:185-187, 2014.[ISSN: 1382-2373] Loureiro, Thiago de Niemeyer. 'Brigas de Família e a dinâmica do parentesco entre judeus do Suriname'. Mana - Estudos de Antropologia Social (Rio de Janeiro), 2014. PDF Loureiro, Thiago de Niemeyer. Artefatos genealógicos e ancestralidade judaica no Suriname. Teoria e Cultura (UFJF), v. 10, p. 22-34, 2014. PDF Loureiro, Thiago de Niemeyer. 'As Cidades dos Mortos: memória e práticas funerárias entre os judeus de Paramaribo, Suriname'. Revista Memória em Rede, v. 4, p. 80: 1-14, 2014. PDF Toledo, Magdalena Sofia Ribeiro de. 'O nègre marron e as marronagens conceituais na Martinica contemporânea: reflexões sobre a teoria estética do marronismo moderno de René Louise'. Teoria e Cultura (UFJF), 2014.[ISSN 2318-101X] - PDF Loureiro, Thiago de Niemeyer. 'Travels with Tooy: History, Memory, and the African American Imagination, de Richard Price'. Mana - Estudos de Antropologia Social (Rio de Janeiro), v. 17:222-225, 2011.[ISSN 0104-9313] - PDF Mello, Marcelo Moura. 'A Guiana e a fantasmagoria da história: uma revisão teórica'. Teoria e Cultura (UFJF), 2014.[ISSN 2318-101X] - PDF Mello, Marcelo Moura. 'The Caribbean. A history of the region and its people (S. Palmié e F. Scarano) - Resenha'. Mana - Estudos de Antropologia Social (Rio de Janeiro), v. 19: 206-209, 2013.[ISSN 0147-9032] - PDF Pires, Rogério Wanderley Brittes. 'Matar, Morrer e Crer em Botopási, Alto Suriname'. Cadernos do LEPAARQ (UFPel), Vol.11(22): 482-493, 2014. [ISBN 1806-9118] - PDF Renou, Mariana Vitor. 'Entre gwokas e habitations: memória da escravidão e tradições em Guadeloupe, Caribe'. In: VII Jornada dos Alunos do PPGA-UFF Antropologia da Ação, 2013, Niterói. Anais da VII Jornada do PPGA UFF, 2013 - PDF Toledo, Magdalena Sofia Ribeiro de. 'Aimé Césaire: l'artiste créateur d'artistes'. In: Archives départamentales de la Martinique, Conseil Général de la Martinique. (Org.). Aimé Césaire, cent regards, cinq continents. 1ed. Abbeville: F. Paillart, 2013. p. 221-222 Cruz, Alline. Torres Dias da. 'Manutenção de espíritos, extração de energia e 'não-governo' de si: 'pessoa', 'família' e 'trabalho' entre imigrantes da República Dominicana em Porto Rico'. In Anais da VI Jornada de Alunos do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense, "O trabalho de campo na construção do conhecimento antropológico", Niterói: 2012. CD-ROM (ISSN 2176-7211) PDF Cunha, Olívia Maria Gomes da. 'Multiple Effects: on themes, relations, and Caribbean variations'. Review: A Journal of the Fernand Braudel Center, Binghamton , XXXIV, 1 / 2:391-405, 2011. [ISSN 0147-9032]. PDF Cunha, Olívia Maria Gomes da.(org.) Outras Ilhas: espaços, temporalidades e histórias de Cuba. Rio de Janeiro, Faperj/Aeroplano, 2010. Defesas de Teses & Dissertações
Cláudia Fioretti Bongianino (Doutora PPGAS/MN/UFRJ) Deus e outros parentes invisíveis em Old Bank (Defesa: 15/2/2018) Carlos Gomes de Castro (Doutor PPGAS/MN/UFRJ) Título da Tese: Hacer la vida: inventos, negócios e trampas em um Batey cubano (Defesa: 20/2/2017) Mariana Vitor Renou Título da Tese: Associações políticas e culturais nas ilhas de Guadaloupe: lembranças do passado, reparações e construção de si (Defesa: 21/2/2017) Rogério Brittes Wanderley Pires (Doutor PPGAS/MN/UFRJ) Título da Tese: A Masa Gadu Konde: Morte, Espíritos e Rituais Funerários em uma Aldeia Saramaka Cristã (Defesa: 28/2/2015) Magdalena Sophia Ribeiro de Toledo (Doutor PPGAS/MN/UFRJ) Título da Tese: Marronismos, bricolagens e canibalismos: percursos de artistas e apropriações de Aimé Césaire na Martinica contemporânea (Defesa: 28/2/2014) Marcelo Moura Mello (Doutor PPGAS/MN/UFRJ) Título da Tese: Devoções Manifestas: religião, pureza e cura em um templo hindu a Deusa Kali (Berbice, Guiana) (Defesa: 25/2/2014) Alline Torres Dias da Cruz (Doutor PPGAS/MN/UFRJ) Titulo da Tese: Sobre dons, pessoas, espíritos e suas moradas (Defesa: 31/3/2014) Magdalena Sophia Ribeiro de Toledo (Doutor PPGAS/MN/UFRJ) Título da Tese: Marronismos, bricolagens e canibalismos: percursos de artistas e apropriações de Aimé Césaire na Martinica contemporânea (Defesa: 28/2/2014) Thiago de Niemeyer Matheus Loureiro (Doutor PPGAS/MN/UFRJ e Vriej Universiteit, CAPES) Título da Tese: Genealogias, Herança e Pessoa Judaica no Suriname (Defesa: 23/3/2013) Mariana Vitor Renou (Mestre PPGAS/MN/UFRJ) Título da Dissertação: Oferenda e Lixo Religioso: como um grupo de sacerdotes do candomblé angola de Nova Iguaçu "faz o social‟.(Defesa: Abril/2011) Teses online
Hacer la vida: inventos, negócios e trampas em um Batey cubano Carlos Gomes de Castro (2017) - PDF Associações políticas e culturais nas ilhas de Guadaloupe: lembranças do passado, reparações e construção de si Mariana Vitor Renou (2017) - PDF em breve Genealogias, Herança e Pessoa Judaica no Suriname Thiago de Niemeyer Matheus Loureiro - PDF Devoções Manifestas: religião, pureza e cura em um templo hindu a Deusa Kali (Berbice, Guiana) Marcelo Moura Mello (2014) - PDF Sobre dons, pessoas, espíritos e suas moradas Alline Torres Dias da Cruz (2015) - PDF A Masa Gadu Konde: Morte, Espíritos e Rituais Funerários em uma Aldeia Saramaka Cristã Rogério Brittes Wanderley Pires - PDF Marronismos, bricolagens e canibalismos: percursos de artistas e apropriações de Aimé Césaire na Martinica contemporânea Magdalena Sophia Ribeiro de Toledo - PDF Prêmios/Bolsas
2017 Bolsista do Mark Claster Mamolen Seminar, Harvard University O paper de Cláudia Fioretti Bongianino foi selecionado para o Workshop Annual Mark Claster Mamolen de Teses na Área de Estudos Afro-Latino-Americanos. Saiba mais... Prêmio Whiteford 2017 O paper de Cláudia Fioretti Bongianino, intitulado "A presença invisível de deus e de outros parentes afro-caribenhos em Old Bank, Panamá" recebeu Menção Honrosa no Prêmio Whiteford 2017 concedido pela Sociedade para estudos LAtino Americanos e Caribenhos (SLACA). Mais... 2016-2017 Pós-Doutorado Júnior (CNPq), 2016-7 Rogério Brittes W. Pires, bolsista associado ao LACS (Laboratório das Controvérsias Sociotécninas), FAFICH/UFMG, coordenado por Eduardo Viana Vargas (UFMG) 2014 Edital FAPERJ A tese de Alline Torres Dias da Cruz, intitulada Sobre dons, pessoas, espíritos e suas moradas foi selecionada pelo Edital Apoio à Editoração/FAPERJ 2014/2. Saiba mais... 2013 Bolsa de Pesquisa da Biblioteca Nacional 2013 O Projeto de Rogério Brittes Pires foi selecionado para bolsa de pesquisa do Programa Nacional de Apoio à Pesquisa (PNAP), da Biblioteca Nacional. Prêmio ANPOCS 2013 A dissertação de Carlos Gomes da Castro, intitulada Demarcadores e Objetos em Campanha: a Comissão Brasileira de Limites e a Fabricação das Fronteiras, recebeu o prêmio da Associação Nacional de Pós-Graduação em Ciências Sociais (ANPOCS), como Melhor Dissertação de Mestrado em 2013. Divulgação | Videos | Apresentação de Trabalhos | Entrevista
Bongianino, Claudia. A presença invisível de deus e de outros parentes afro-caribenhos em Old Bank, Panamá", apresentado em Seminário Colaborativo organizado pela Sociedade de Amigos do Museu Afro-Antilhano do Panamá (SAMAAP). Museu Afro-Antilhano, Cidade do Panamá, Panamá, 24 de junho de 2017. Vídeo Cruz, Alline T. D. da. "Identificando el universo espiritual de los misterios entre dominican@s en Puerto Rico: un enfoque etnografico desde las botanicas". Conferências Caribeñas, Río Piedras, San Juan, Universidad de Puerto Rico, 24 de fevereiro de 2011. Video Entrevista com Abollo Assaiti (2014) - Clemente Léobal (Université Paris Décartes, Tradução: Claudia F. Bongioninno) [link] Vídeo | Filmes
Palestra/Conferências: The Caribbean Region: a couple of new thoughts on regionality, (a lecture of Sidney W. Mintz) - 62 min, 2015 Etnográficos: The Making of Poku fu Kenki (Suriname, 2013) - Olivia Gomes da Cunha Poku fu Kenki (Brasil, 2015) - Olivia Gomes da Cunha Teke Leli Machine (Suriname, 2013) - Olivia Gomes da Cunha Estágio Pós-doutoral
Carla María Guerrón Montero (Department of Anthropology, University of Delawe)
Touring Quilombos: Memory, Citizenship, and Identity in Rio de Janeiro’s Quilombo Residual Communities Bolsa Fullbright (Março/Dezembro, 2015) This study examines the intersection of culture, economics, and domestic law as they relate to tourism development and the cultural heritage of quilombos. Broadly framed, the larger issue that this project addresses is how ethnic groups use tourism to attain sovereignty. I investigate how hosts, guests, and tourism mediators construct cultural heritage not only through arts, crafts, cuisine, and musical performances, but also through ecological practices, as ways to represent particular cultural and legal quilombo identities. I address the following questions: 1) How do the narratives constructed by quilombo residents about their cultural heritage relate to tourism- mediated narratives? How are quilombola men and women interacting with tourism imaginaries? and 2) How are those constructions associated with larger notions of Afro-Brazilian identities? How do they help us comprehend de facto and de jure understandings of citizenship? During my tenure at the Museu Nacional, I focused my ethnographic research on Campinho (March-June 2015), and made a second prospective visit to Quilombo da Rasa (June 2015). I also conducted archival and bibliographic research in Rio de Janeiro in February and July 2015 (UFRJ Library, IPHAN, INCRA, Arquivo Nacional and Arquivo Público do Estado de Rio de Janeiro). List of Publications (2015-2018): 2018 Women Sustaining Community: The Politics of Agro-Ecology in Quilombo Tourism in Southern Brazil. Bulletin of Latin American Research (in progress;DOI:10.1111/blar.12884) 2017 “To Preserve is to Resist”: Threading Black Cultural Heritage from Within in Quilombo Tourism. Special issue “Blackness and Tourism,” editor Karla Slocum. Souls: A Critical Journal of Black Politics, Culture, and Society 19(1):75-90 List of Presentations: 2018 Legacies of Slave Resistance, Sites of Objectification: Quilombola Tourism and Afro-Brazilian Cultural Heritage. Black Power Conference; Center for Inter- American Studies, Bielefeld, Germany: October 17-19. 2018 Sustainable Futures: Introduction to Series and Sustainable Futures in Tourism. Area Studies Series University of Delaware. Newark, Delaware: February 5th and April 23 The study compares the quilombos Campinho da Independência (Municipality of Paraty) and Rasa (Municipality of Búzios), located in the state of Rio de Janeiro. 2018 2017 Legitimidad y Soberanía en el Turismo Étnico de Base Comunitaria en Quilombos de Rio de Janeiro. Second Forum of the International Academy for the Development of Tourism Research in Brazil (ABRATUR). ABRATUR Conference. Recife, Brazil: June 7-9 2017 Perpetual Happiness as a Public Commodity in Latin America. Society for Applied Anthropology Annual Meeting. Santa Fe, New Mexico: March 28-April 1 (paper read at panel) 2016 Women Sustaining Nature: Gender and Agro-Ecology in Quilombo Tourism in Southern Brazil. XXXIV International Congress of the Latin American Studies Association. New York, New York: May 27-30 2016 Disentangling Global Tourism in Latin America: The Case of Quilombo Tourism in Brazil. Lecture Series Center for Global and Area Studies. University of Delaware. Newark, Delaware: April 20 2015. Cultural Heritage and the Tourist Gaze in Brazil’s Quilombo Residual Communities. Keynote Speaker for Greater Philadelphia Latin American Studies Consortium Student Research Conference, Villanova University. (November 13, Villanova, Pennsylvania) 2015 The Making of Black Products: The African Diaspora as Tourism Destination in Latin America. Association for the Study of the Worldwide African Diaspora. Session Tourism, the African Diaspora and the Circulation of Identities, organized by Carla Guerrón Montero Charleston, South Carolina: November 4-7. Alessandro Angelini (John Hopkins University)
Model Favela: Youth and Second Nature in Rio de Janeiro London School of Economics Fellowship Visitors and capital are entering Rio de Janeiro’s favelas, or squatter settlements, in unprecedented quantities. Drawing on ethnographic research across Rio, this investigation explores new spaces of sociality and exclusion amid these movements. Studying favela tourism beyond the tour itself, we are focusing on the role of tour guides in shaping representations of favelas as well as hospitality enterprises in these communities. Tour guides accommodate shifting assumptions travelers bring with them about favelas. The demographic make-up of travelers themselves is changing: more middle- and upper-class Brazilians are visiting these spaces long considered dangerous, undesirable, or shameful. Meanwhile, the extended presence of foreigners alters social milieus, and property values, in favela communities. Long stricken by poverty and violence, gentrification is now an evident concern of many favela residents, activists, and observers. Does the proliferation of favela hostels signal a market-led displacement of working-class residents, and if so, to where? What does hospitality look like amid these emergent spaces of transnational culture and capital? This research project engages debates over favelas’ symbolic place in the cultural imaginary and their economic place amid land grabs backed by militarized securitization. Project website: https://www.inequalitytourism.org/ João Rickli (Universidade Federal do Paraná)
mais informações em breve Martina Ahlert (Universidade Federal do Maranhão)
mais informações em breve Coordenação
Olívia Maria Gomes da Cunha (PPGAS/Museu Nacional - UFRJ) |
Seminários Especiais
28 e 29 de Abril 2014 Colóquio Internacional | International Colloquium Maroons e Businenges nas Guianas: pessoas, tempos e lugares Maroons and Businenges in the Guianas: persons, times and places Saiba mais 24-25 de Novembro 2014 Circuitos, Tempos e Travessias no Atlântico Saiba mais 29 de Setembro 2015 Feitiço(s) do(s) Tempo(s): escravidão, malefício, cura Charms of the Time: slavery, witchcraft, healing Saiba mais GT - Congressos
Grupo de Trabalho Entre nós: perspectivas etnográficas sobre materialidade e temporalidade, organizado por Antonádia Borges (UnB) e Olívia M. Gomes da Cunha (Museu Nacional, UFRJ), na 29ª Reunião da Associação Brasileira de Antropologia, no Campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal. Programação Apoio: CAPES | CNPq | FAPERJ
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