LAH | PPGAS | Museu Nacional | UFRJ
  • LAH|PPGAS|MN|UFRJ
  • Sobre | About
    • Sobre | About LAH
    • Conexões | Connections >
      • Corpos que Falam
      • Global (De)Centre
      • Contato | Contact
  • Coletivo | People
  • Atividades | Activities
    • Próximas | Coming Events
    • Recentes | Past Events
    • Arquivo | Archive
  • Projetos Coletivos | Collaborative Research
    • Em andamento >
      • Entre a Plantation e o Plantationceno - teorias etnográficas sobre os refúgios e as rotas de fuga
    • Concluídos >
      • Corpos em movimento: perspectivas etnográficas sobre transformações sociais
      • Artefatos de Memória e Memórias de Artefatos
      • Etnografias da Materialidade e da Transformação no Caribe e Guianas
  • Recursos | Resources
    • Publicações | Publications
    • ArcAH >
      • Coleção Renato Jardim Moreira
      • Arquivo Digital: The Second Slavery
  • Noticias | News
  • Login
    • Arquivos Transitórios
  • LAH|PPGAS|MN|UFRJ
  • Sobre | About
    • Sobre | About LAH
    • Conexões | Connections >
      • Corpos que Falam
      • Global (De)Centre
      • Contato | Contact
  • Coletivo | People
  • Atividades | Activities
    • Próximas | Coming Events
    • Recentes | Past Events
    • Arquivo | Archive
  • Projetos Coletivos | Collaborative Research
    • Em andamento >
      • Entre a Plantation e o Plantationceno - teorias etnográficas sobre os refúgios e as rotas de fuga
    • Concluídos >
      • Corpos em movimento: perspectivas etnográficas sobre transformações sociais
      • Artefatos de Memória e Memórias de Artefatos
      • Etnografias da Materialidade e da Transformação no Caribe e Guianas
  • Recursos | Resources
    • Publicações | Publications
    • ArcAH >
      • Coleção Renato Jardim Moreira
      • Arquivo Digital: The Second Slavery
  • Noticias | News
  • Login
    • Arquivos Transitórios

Visiting Deities 
H.U.E. (Bonno) Thoden van Velzen (1962)


English |  Português | Nederlandse
16 mm
p & b
6 minutos 53 segundos

Filmado em 16 mm e em preto e branco em várias aldeias próximas e no rio Tappabnahoni (Suriname), o’ filme Visiting Deities’ (‘Visita das Divindades’) é de autoria do antropólogo H.U.E. (Bonno) Thoden van Velzen. O filme registra a peregrinação de sacerdotes do deus Agedeonsu, da aldeia de Tabiki, à Kiyookondee, na aldeia de Diitabiki. Kiyookondee é o lugar onde, por volta de 1730, os maroon Ndyuka ou Okanisi se estabeleceram pela primeira vez. O local se tornou ponto de peregrinação e a cada dois ou três anos oferendas e libações são oferecidas aos antepassados. A filmagem em Kiyookondee não foi autorizada. A segunda parte do filme registra os efeitos da chegada festiva dos sacerdotes em Diitabiki, local de residência do gaanman (chefe supremo) Ndyuka. Para a acolhida de Agedeonsu, os sacerdotes de Bigi Gadu são orientados a colocar seu oráculo às margens do rio. Durante o filme se pode ouvir o som do tambor Agida, instrumento musical central nas cerimônias religiosas dedicadas aos deuses Papágadu. Esses deuses estão sob a autoridade de Agedeonsu.

2025 © LAH | Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social | Museu Nacional | Universidade Federal do Rio de Janeiro